Em novembro de 2014 Gideão Santa, residente no estado de Mato Grosso, sentiu a necessidade de ter contato com outras pessoas que atuassem no mesmo ramo que ele, a Lutheria. Época ainda muito obscura para o cenário nacional deste ofício, quando os detentores do conhecimento não compartilhavam informações. Os mais antigos de profissão temiam que a propagação do conhecimento aumentasse a concorrência, então para os mais novos, era muito difícil conseguir capacitação adequada e contatos de fornecedores.

      Diante a essa situação, Gideão Santa reuniu um seleto grupo de luthiers que se despuseram em se ajudar e trocar informações, criando um grupo de WhatsApp, originando assim um embrião do que hoje conhecemos como Luthiers do Brasil. Dentre os que entraram posterior a criação do grupo, destaca-se Will Pitondo, atual presidente da ALB, a qual já em 2015 assumiu a liderança do grupo, transferida a pedido de Gideão Santa.

      No mesmo ano, entre reuniões com os membros fundadores, resolvem criar a ALB - ASSOCIAÇÃO LUTHIERS DO BRASIL. O sonho que na época parecia impossível. Para os descrentes, fogo de palha, que isso nunca iria dar certo, que no Brasil não tinha espaço para esse tipo de organização.

      Agora já estando consolidado no mercado nacional, outras associações mais antigas começam as sentir o potencial de crescimento da ALB, como uma das primeiras e ainda parceira temos a ALL - Associação Latino-Americana. Intercâmbios começam e o presidente Will Pitondo passa integrar a grade de professores da ALL, abrindo espaço para outros técnicos brasileiros. Quem também assume papel importante além da ALB e se torna membro da diretoria ALL e o atual vice presidente da ALB Giulliano Dutra.

      Durante todo o processo de construção, diversos professores e membros ajudaram na consolidação da ALB, com por exemplo: Abner Medina, Marcos Padovani, Stefan Siemons, Júnior Barkley, Diógenes Henrique, Adevilson Cerqueira.

      Para a surpresa dos incrédulos e alegria e confiança dos que fundaram e acreditaram em seus trabalhos, com 6 meses de fundação a ALB chama a atenção de uma grande empresa multinacional. Uma empresa gigante na fabricação de instrumentos musicais, Yamaha. O intuito era conhecer a ALB, entender qual finalidade da associação. Na época o acesso a Yamaha era muito fechado. Contudo, o trabalho da ALB desde o começo, sempre foi muito sério e com muita dedicação!

      Ainda em 2015 é realizado o 1° Fórum Técnico Luthiers do Brasil em parceria com a Yamaha Musical do Brasil. Desde a realização deste evento muitas portas se abriram e no ano seguinte, 2016, a ALB monta um estande na principal feira da música na época, a extinta EXPOMUSIC! Contando sempre com o apoio da Yamaha.

A Associação Luthiers do Brasil

      A ALB, hoje continua sonhando e realizando sonhos, nosso objetivo é fazer a diferença na vida dos técnicos afiliados. Gerando oportunidade de negócios, crescimento pessoal e profissional, capacitação técnica, espírito de grupo, união e acima de tudo, saber que a parceria no lugar da concorrência gera frutos.

      A atual diretoria composta por:

Presidente - Will Pitondo

Vice Presidente - Giulliano Dutra

1.º Secretário - Elenieverson Cavalcanti

2.º Secretário - Fabiano Santos

1.º Tesoureiro - Luciano Alves

2.º Tesoureiro - Danilo Oliveira

Comunicação - Diogenes Henrique e Leudes Louback

Compras - Gideão Santa

Midia Social - Diogo Batista

Conselheiro - William Machado

      Continuam a levar a ALB a outros patamares. Sendo referência na América Latina e ser reconhecida no mundo.